sábado, 8 de novembro de 2014

Empreendorismo

Conceito

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Podemos citar como características do empreendedor:

  1. Criatividade
  2. Capacidade de organização e planejamento
  3. Responsabilidade
  4. Capacidade de liderança
  5. Habilidade para trabalhar em equipe
  6. Gosto pela área em que atua
  7. Visão de futuro e coragem para assumir riscos
  8. Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
  9. Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
  10. Saber ouvir as pessoas
  11. Facilidade de comunicação e expressão

Importância

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

,:::. INTRAEMPREENDEDORISMO .:::. 


O intra-empreendedor é aquele que está em constante observação em seu  local de trabalho e nunca está satisfeito porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora. O desafio está em fazer aumentar o número de colaboradores com este tipo de preocupação.


Podemos dizer que este colaborador que sempre está buscando alternativas de melhorias é de fato um empreendedor. De acordo com SCHUMPETER* -  "O empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos materiais e tecnologias."

Para que esta cultura intra - empreendedora exista se faz necessário levar em
consideração algumas variáveis fundamentais a começar pelo ambiente de trabalho do colaborador.

Então, se uma empresa gosta de levar os negócios com "mão de ferro", dificilmente alcançará tal objetivo, pois se os colaboradores sentem-se pressionados e/ou inibidos por causa desta cultura inflexível, todos os esforços vão por água abaixo.

O intra-empreendedorismo em uma empresa permite que surjam várias inovações de produtos/serviços capazes de manter sua competitividade no mercado.

Esta cultura deve estar enraizada nos corações da alta gerencia como também nos de seus colaboradores uma vez que só é possível cultivar uma cultura intra- empreendedora quando todos possuem seus objetivos pessoais e profissionais alinhados com a estratégia do negócio.

Espera-se que a força de trabalho exercida na linha de produção não seja apenas a de executar, mas sim de também visualizar melhorias e implantar de forma consciente e eficiente suas idéias.

*Joseph Alois Schumpeter - foi um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX.
----





O verdadeiro empreendedor tem que respirar o seu negocio, viver o seu negocio e amar seu negocio.
Pois até quando esta dormindo continua pensar em melhorias do seu negocios, observando o mercados suas caracteristicas, tendencias e oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário