sábado, 8 de novembro de 2014

Teoria da Persuasão

Teoria da Persuasão, que é baseada em aspectos psicológicos e que defende a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo individuo, que depende de várias perspectivas individuais.

Enquanto a Teoria Hipodérmica acreditava que não havia barreiras para um receptor absover uma de determinada mensagemTeoria de Persuasão parte da ideia que grupos de pessoas reagem diferentemente a determinadas mensagens. E é uma das teórias mais utilizadas e que tem mais crédibilidade na publicicade

Pode se dizer que a teoria da persuasão pode ser feita em quatro etapas:

Interesse em ter/obter alguma informação: Quando menos a pessoa souber dos assuntos tratados numa campanha, menos interessante e motivação ela terá naquela mensagem, ou seja, quanto mais expostas as pessoas estiverem a determinado assunto mais interesse ela terá em obter informações aquele assunto.

Exposição seletiva: Ocorre como se fosse o ponto-chave desta teoria, uma pessoa só tem interesse em ouvir determina informação se a mesma está de acordo com suas ações (expondo aquilo que lhe com vem)

Percpeção SeletivaA mensagem é passada de um jeito e o receptor entende de outro (estilo telefone sem fio). Nesse caso, os mecanismo psicológicos que contribuem pra reduzir os potenciais fortes de tensão excessiva ou de  dissância cognitiva, cujo influencia no processo de percepção do conteúdo das comunicação de massa.

Memorização Seletiva: O que é lembrado de uma determinada mensagem por alguém que está de acordo com as atitudes e opiniões próprias. 

Também deve se tomar cuidado com:

A credibilidade do comunicador :Esse fato é explicado pela inúmera quantidade de propagandas que a gente vê em vários meios em que celebridades são protagonistas.

A ordem da argumentação: Determinar se são mais eficazes os argumentos que aparecem na primeira  ou na segunda posição de uma mensagem onde há aspectos prós e contras.

A integralidade das informações: Estuda o impacto que provoca a apresentação de um único aspecto  de ambos os aspectos de um tema controverso.

A explicitação das conclusões: Este fator e último procura saber-se uma mensagem que fornece explicitamente as conclusões a quem pretende persuadir, se será mais eficaz do que uma mensagem que fornece conclusões de uma forma mais implícita e deixa de os destinatários tentem extrair essas informações ocultas.

OBS: Nunca será possível criar mensagens ou campanhas achando que ela abrangerá todas as pessoas de todos os níveis. Só será lembrado ou entendido pela pessoa se aquela mensagem tiver algo haver com o que ela esteja passando.


Conclusão:
Atingir o publico alvo com alternativas quanto a mensagem pode ser:
Interesse em ter/obter alguma informação
Exposição seletiva
Percpeção Seletiva
Memorização Seletiva
A credibilidade do comunicador
A ordem da argumentação
A integralidade das informações
A explicitação das conclusões
Destas maneiras poderemos identificar como cada um vai reagir após ver e entender a mensagem.

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