Teoria de Lasswell que foi inspirado na própria teoria hipodérmica pelo cientista Harold Lasswell em 1948, onde apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua desfasagem.
O modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem didática que são elas:
----
Quem?
Diz o que?
Através de que meio?
A quem?
Com que efeito?
----
As suas bases para descrever descrever o processo de comunicação de massa era:
Processos de assimétricos com um emissor ativo, que produzirá o estimulo e uma massa passiva que reagirá ao estimulo.
Comunicação é intencional e tem o objetivo de um efeito determinado (manipulação).
Os papéis de comunicador/destinatário são independente e isolados das relações culturas, sociais, situacionais. Os efeitos dizem respeito a um destinatário atomizados e/ou isolados.
A visão de Harold Lasswell, a audiência era feita por um grande conjunto de classes etárias, de poder econômico e etc.
Harold Lasswell não deu muita importância as relacionais informais pois ele considerava que elas eram irrelevantes entre as pessoas e que não influenciavam em nada do resultado de uma campanha publicitaria.
Graças aos estudos de Harold Lasswell com sua teoria está no fato deste ter organizado a Comunication Research em torno de dois temas centrais abordados de maior duração:
Análise dos efeitos
Analise dos Conteúdos.
E com isso Lasswell ampliou as diretrizes da comunicação.
Conclusão:
Este meio de comunicação se atenta como ira atingir seu publico classificando seu maneira de entender a comunicação da forma que sera entendida onde pode ser de varias maneiras.
Através de algumas questões como:
Quem?
Diz o que?
Através de que meio?
A quem?
Com que efeito?
Poderemos classificar o seu resultado através do entendimento de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário